segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

viagem pelo interior da Polónia

Dia 27 foi quando tudo começou ( e no dia 1 foi quando tudo terminou!), e a historia deste post termina no dia 31 de Dezembro.
No dia 27 lá consegui com muito esforço acordar a Mónica para irmos apanhar o autocarro para casa da Madga.
Ela, assim como sempre estava preguiçosa, mas lá consegui convencer a sair.
Tudo correu bem até chegarmos à estação e depararmos com a primeira dificuldade:
- O destino que queríamos não existia, então lá fomos ás informações (e Zás aconteceu o mais estranho que podia acontecer: a mulher da bilheteira falava inglês mas a mulher do balcão das informações não!). Depois de algumas voltas lá compramos o bilhete e arrancámos a caminho da cidade Sokolow Podlaski.
Aqui está a vista que tivemos durante horas da janela do autocarro:Chegamos à cidade e vimos algo do género de uma vila muito pacata.
Passamos uns dias maravilhosos com a Madga a ver fotos e a conversar sobre tudo e alguma coisa. tivemos refeições variadas como: peixe, panquecas e punheta de atum (feita por mim).
Infelizmente não temos nenhuma foto da cidade porque estava frio de mais e nunca nos lembrávamos de tirar as mãos dos bolsos para tirar foto.
Agora duas coisas que aconteceram e merecem destaque:
- Eu queria aceder à Internet para ver o meu email, saldo bancário (nesta altura ainda tínhamos esperança que a bolsa viesse) e o meu jogo de travian :P e foi então que aconteceu... percorremos a pé toda a cidade (qualquer coisa como a corrida de 1000 metros :P) e chegamos À conclusão que não existia nenhum local para aceder à Internet. Sendo assim pedi desesperado à minha mentora que tinha de arranjar um sitio e ela lá se lembrou e levou-me a uma editora da cidade onde me deixaram usar o pc para aceder à Internet.
-Na primeira noite fomos todos a um bar beber uma cerveja (as mulheres beberam todas mais de uma mas eu como sabia que tinha de ir a pé para casa fiquei pela primeira) e no bar encontrámos-nos com as amigas da Mgada, todas muito porreiras.
foi então que eu vi o livro de ementas e decidi que o queria. Seguiu-se mais de 3 horas de dialogo com as gajas que estavam comigo e com os empregados para eu ficar com o livro e no final foi informado que não me iam dar mas que podia tentar novamente no dia seguinte.
Assim fiz, no dia seguinte voltei para pedir o livro e a dona do bar disse que me oferecia o livro e tudo o que eu quisesse e que até me enviava por correio para Portugal, mas apenas se eu não voltasse a chatear até ao final de Janeiro. É o que vou fazer... esperar para ver, mas acredito que ela me vá oferecer porque pretende ir a Portugal e diz que vai pedir a minha ajuda.

No dia 29 partimos para a cidade Siedlece que é onde mora a Justina .
passeamos pela cidade e vimos que era como a anterior... pacata e com edificios antigo!
depois disso veio a parte engraçada, que foi a viagem pela aldeia dos tios. foi onde bebemos aguardente caseira, andamos a passear pelo meio do mato e pela primeira vez andamos a brincar em cima de um lago gelado:
Posso dizer que não sentia tanta adrenalina como senti neste dia à muito tempo! Estava a ser de morte saltar em cima do gelo e ouvi-lo a estalar e pensar que poderia cair por ali a dentro e sentir a agua gelada (e duvido que a Mónica e a Justina conseguissem ou quisessem me salvar)

Vimos uma escola profissional que funciona num edificio completamente recuperado , cuja recuperação foi paga pela união europeia (as placas parecem tão comuns cá como por portugal! esses gajos devem ter muita dinheiro):

A cidade onde a Justina mora tem uma particularidade, vacas espalhadas pela cidade:
A cidade apesar de pacata é muito grande e por isso lá andava a Justina a mostrar a localização dos shoppings à Monica.
no final lá apanhamos o comboio para Varsóvia para irmos para a festa de passagem de ano!
infelizmente faltam as fotos que iam fazer furor, as fotos da: aguardente, dos animais da quinta, das amigas da Magda,... mas se quiserem pormenores eu depois conto.

Sem comentários: