terça-feira, 27 de novembro de 2007

Varsóvia

Há quem diga que Varsóvia é uma cidade bonita, mas que não se pode comparar com outras cidades da Polónia. Também há quem diga que Varsóvia é uma das cidades mais feias da Europa.
Digam o que disserem, na minha opinião Varsóvia é sem duvida uma das cidades mais interessantes da Europa, pelo menos a nível histórico.
Varsóvia foi a cidade que mais sofreu na segunda guerra mundial, sendo 95% destruido pelos alemães em 1944.
Durante o passeio encontramos alguns edifícios que aguentaram-se "inteiros" até ao fim da guerra e que não foram renovados depois, onde se podem ver os buracos nas paredes feitos por balas. Vimos os destroços de um banco parcialmente destruido, ao qual sobraram apenas algumas paredes. Este edifício não foi reconstruido de forma a fazer lembrar o quanto a cidade perdeu na guerra.Fomos a um museu bastante grande sobre a guerra e o ocorrido em Varsóvia.Tanto dentro do museu como algures na cidade existe estátuas que representam todas as crianças que, sem outra escolha possível, se juntaram aos adultos , lutaram e morreram para defender o seu país. Dentro do museu podemos ver fotos de crianças que morreram durante a segunda guerra mundial, brinquedos que pertenciam a crianças que foram separadas do seu país e levadas para campos de concentração antes de morrerem, e orações escritas por elas.Mas Varsóvia não é so tristeza. Demo-nos de cara com alguns polacos famosos, como o Copérnico...Fomos a parte velha da cidade

A prenda oferecida por Lenine aos polacos quando a Pólonia e a russia eram muito amiguinhos... E o que comemos ao almoço e ao jantar??? O que, o que??? Kebab... Os vendedores de Kebab são uma verdadeira praga na Polónia. São tantos como as lojas e restaurantes chinocas em Portugal. Mas ainda bem, porque o Kebab é barato e saboroso :)
Andamos tanto que no fim da viagem eu já não sentia o corpo :(. Ficamos num hostel baratucho, onde sentíamos o estrado da cama :( e tivemos que acordar as 7h da manha para aproveitar o dia, já que as 15h30 começava a escurecer. Foi um fim de semana diferente, fixe, interessante, mas sem borga para ninguém:(

Sem comentários: